quarta-feira, 18 de abril de 2018

Não podemos alterar o fluxo do tempo, mas podemos dobrá-lo !

fluxo do tempo
Viajando no tempo

A maioria de nós já sonhou em viajar no tempo, para trás ou para frente, mais rápido do que aqueles que nos rodeiam. E surpreendentemente, trabalhos recentes nos mostraram que a viagem no tempo é muito mais do que apenas um sonho. De fato, vários pesquisadores exploraram e estão atualmente explorando a legitimidade da viagem no tempo.

Embora eles ainda não tenham chegado ao ponto em que são capazes de viajar no tempo por conta própria, esses pesquisadores descobriram alguma ciência concreta apoiando isto.

Em junho passado, encontrei James Beacham, físico de partículas da Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), no Brain Bar Budapest, um festival focado na ciência e no futuro, para falar sobre as maneiras pelas quais a viagem no tempo encantou a humanidade, e discutir o potencial logístico e técnico das viagens no tempo.

Beacham começou descrevendo as maneiras pelas quais, de acordo com as teorias de Einstein, a viagem no tempo é tecnicamente possível por meio de vários métodos diferentes.

Um método proposto de viagem no tempo é através de buracos de minhoca. Ele disse:

Sabemos que o espaço pode ser dobrado. Se o espaço pode ser dobrado, digamos, pela gravidade, então o espaço-tempo pode ser dobrado.

Para esclarecer, o espaço é o corpo tridimensional em que todas as coisas no Universo se movem. O espaço-tempo, no entanto, são os conceitos combinados de espaço e tempo em um continuum quadridimensional. Você pode até ter visto o espaço-tempo retratado como um tecido, manipulado pela energia. Se o espaço-tempo puder ser dobrado, continuou Beacham, é teoricamente possível que o tempo possa ser dobrado.

Tornando a viagem o tempo uma realidade

Esse conceito de dobrar o espaço-tempo surgiu da teoria da relatividade geral de Einstein, que introduziu a ideia de que os buracos de minhoca poderiam, em tese, agir como uma ponte entre dois pontos que, de outra forma, estariam muito distantes.

Por causa da flexibilidade do espaço-tempo, um buraco de minhoca poderia ligar dois pontos diferentes em seu tecido.

Recentemente, evidências para essa teoria foram além do estritamente teórico. Alguns anos atrás, os cientistas construíram o que descreveram como um ‘buraco de minhoca’. Seu modelo, no entanto, criou um portal para campos magnéticos.

Como o Smithsonian delineou, “se outro campo magnético viaja através do buraco de minhoca, ele parece deixar o espaço completamente, aparecendo apenas em cada extremidade”.

Assim, ele não exatamente teleporta partículas (ou pessoas) através do espaço-tempo, mas destaca os contínuos avanços que estão sendo feitos em nossa capacidade de manipular as várias forças fundamentais em nosso universo e, finalmente, a manipulação dessa força é um importante passo para a criação de um buraco de minhoca simplificado que nos permitiria enviar ondas eletromagnéticas através de um túnel invisível.

Talvez, um dia, possamos manipular o espaço-tempo de maneira semelhante.

Assim, enquanto os buracos de minhoca permanecem teoricamente possíveis e passos importantes estão sendo dados, os buracos de minhoca no espaço-tempo, especificamente, ainda precisam ser observados ou criados.

Outro método potencial de viagem no tempo é a dilatação do tempo. As teorias de Einstein previram que o tempo passa de maneira diferente em todo o universo. Agora sabemos que isso é verdade – os relógios são mais lentos na Estação Espacial Internacional (ISS) do que na Terra, por exemplo.
Isso acontece porque o tempo se move mais devagar para objetos próximos a campos gravitacionais fortes (como a Terra) do que para objetos mais distantes desses campos, como o ISS.

Então, ao passar um tempo fora da superfície da Terra e retornar mais tarde, um humano poderia, em certo sentido, avançar no tempo. Se você pudesse se aproximar de um buraco negro, porque existem forças gravitacionais tão fortes na vizinhança, o tempo diminuiria a um grau hipnotizante.
Milhares de anos terrestres podem passar enquanto apenas alguns segundos passam perto de um buraco negro supermassivo.

Dilatação do tempo também entra em jogo no que diz respeito à velocidade. Se fôssemos, digamos, viajar a 95% da velocidade da luz, o tempo diminuiria dramaticamente. Então, novamente, milhares de anos terrestres poderiam passar pelo que o viajante experimenta em apenas alguns momentos.

E isso é apenas o começo, pois há várias maneiras diferentes de transformar a viagem no tempo em realidade. Cientistas de várias disciplinas estão investigando métodos diferentes para fazer saltos mais dramáticos no tempo, como usar feixes de luz circulantes, que podem ser criados através do uso de campos gama e magnéticos, para dobrar o espaço e fazer com que o tempo seja torcido.

Outros métodos incluem tunelamento quântico e sequências cósmicas hipotéticas.

Claro, só porque algo é teoricamente possível não significa que seja tecnicamente viável. Pelo menos, ainda não. Não podemos fazer buracos de minhoca e não podemos viajar perto da velocidade da luz. Mas há esperança de podermos alcançar essas coisas em um futuro muito próximo. Beacham disse:

Poderíamos abordar as coisas sobre viagem no tempo e entender a natureza básica do tempo com a pesquisa que fazemos agora. Ou pelo menos nos próximos 50 a 100 anos.

No entanto, devemos reconhecer a possibilidade de que o movimento de ida e volta ao longo do tempo possa ser contrário às leis da física. Ainda assim, isso não significa que não devamos tentar. Como Stephen Hawking escreveu em sua autobiografia:
 
Mesmo que a viagem no tempo seja impossível, é importante que entendamos porque ela é impossível.

Fonte: http://ovnihoje.com/2018/04/17/nao-podemos-alterar-o-fluxo-do-tempo-mas-podemos-dobra-lo/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...