quarta-feira, 15 de março de 2017

Região morna em lua de Saturno eleva expectativa por vida extraterrestre !

lua de saturno
Um novo estudo no periódico Nature Astronomy reporta que a região do polo sul da lua Encélado, de Saturno, é mais quente do que se esperava a somente alguns metros de sua superfície gelada. Isto sugere que o oceano de água líquida de Encélado pode estar a somente poucos quilômetros deste ponto – muito mais próximo do que se pensava anteriormente.

O excesso de calor é especialmente mais intenso nas três fraturas que são similares a ‘listras de tigre’ – fraturas salientes e que expelem material, cortando pelo polo – exceto que elas não parecem estar ativas no momento. Fraturas aparentemente dormentes acima do mar subterrâneo e morno da lua apontam para uma característica dinâmica da geologia de Encélado, sugerindo que essa lua possa ter tido vários episódios de atividade, em diferentes pontos de sua superfície.

A descoberta se encaixa com os resultados de um estudo de 2016 por uma equipe independente da missão Cassini, a qual estimou a espessura da crosta de gelo de Encélado. Os estudo indicaram que a profundidade média do gelo é de 18 a 22 quilômetros, com uma espessura de menos de 5 quilômetros no polo sul.

Linda Spilker, Cientista do Projeto Cassini no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena – Califórnia, disse:

Descobrir que as temperaturas próximas destas três fraturas inativas são mais altas do que aquelas fora delas, adiciona à intriga de Encélado. Como seria realmente o oceano subterrâneo morno e poderia a vida ter evoluído lá? Estas questões deverão ser respondidas pelas futuras missões até esse mundo oceânico.

Fonte: http://ovnihoje.com/2017/03/14/regiao-morna-em-lua-de-saturno/


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...