quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Nuvem misteriosa aparece sobre pequena cidade na Inglaterra !

Lobulos em Nuvens
Imagem de James Tromans, publicada no site "Cloud Appreciation Society". Crédito: cloudappreciationsociety.org

No início de novembro, uma formação peculiar de nuvens apareceu sobre uma pequena cidade da Inglaterra. A nuvem lembra um circulo adornado e foi comparada aos crop-circles, que vez por outra aparecem nas plantações em todo o mundo.
A cena foi registrada no céu da cidade de Hampton Lucy, em Warwickshire, Reino Unido, pelo fotógrafo James Tromans, que a publicou no site "Cloud Appreciation Society".
 O anel, na realidade uma curva em forma de "U", parece consistir de uma série de lóbulos regulares, mantidos suspensos por uma camada de nuvem que os sustentam, logo acima.

Explicação da Nuvem

Como a região da formação é muito próxima ao aeroporto de Coventry, existe grande chance desse efeito ter sido criado de alguma forma por uma aeronave.
À medida que os aviões voam através de nuvens formadas por gotas de água "super-resfriadas", pode acontecer delas congelarem e caírem, deixando para trás uma abertura conhecida como trilha de dissipação ou "distrail". Essas formações são vistas normalmente em linhas retas, quando os aviões ascendem ou descem através da nuvem. Entretanto, elas também podem aparecer em formas circulares, quando uma das aeronaves está voando em um padrão à espera do pouso. 
Lobulos em Nuvens
Detalhe de Lóbulos formados após a formação de contrail. Crédito: cloudappreciationsociety.org.

O formato dos lóbulos, perfeitamente visível na imagem, é causado pela interação entre os dois vórtices produzidos pelas asas.
Como estes redemoinhos giram em sentidos opostos na esteira de uma aeronave, os dois fluxos turbulentos interagem e se combinam para formar um padrão periódico de correntes descendentes turbulentas, que na condição certa aparecem como lóbulos pendurados abaixo da trilha de condensação. Exatamente como na foto.

Fonte: http://www.apolo11.com/curiosidades.php?titulo=Nuvem_misteriosa_aparece_sobre_pequena_cidade_na_Inglaterra&posic=dat_20161128-102438.inc


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...