sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Teremos um forte terramoto até o final do ano ?!

Estatisticas sismicas de 1979 a 2016
Estatísticas sísmicas até novembro de 2016

Todos os anos, com raras exceções, a Terra produz um intenso terremoto acima de oito magnitudes. Este ano esse evento ainda não aconteceu, o que faz aumentar a possibilidade de termos um grande evento antes de 2017.
A última vez que a Terra sentiu um abalo maior ou igual a oito foi em 16 de setembro de 2015, quando um grande tremor de 8.3 magnitudes foi registrado na costa de Illapel, no Chile.
Com exceção do ano de 2002 e 2008, neste século a Terra foi acometida por 21 terremotos iguais ou superiores a 8.0, entre eles o poderoso megaterremoto de Sumatra em 2004, de 9.1 magnitudes, o sismo de 8.8 magnitudes em Bio-Bio, no Chile, em 2010 e o mais recente e espetacular tremor de 9.0 em Honshu, no Japão, que provocou o terrível acidente nuclear de Fukushima.
Todos esses abalos ocorreram no chamado "Anel de Fogo" e produziram ondas gigantes, chamadas tsunamis.

Previsão versus Estatísticas

Prever terremotos e sua possível localização ainda não é possível, mas a observação de valores ao longo do tempo pode revelar pressões tectônicas em crescimento e que "estatisticamente" podem ser liberadas. É o caso de 2016, em que até o mês de novembro não ocorreu nenhum evento significativo igual ou maior que 8.0 magnitudes.
Considerando que em todos os anos acontece ao menos 1 evento desse porte, é de se esperar que um forte tremor ocorra até antes do final do ano em alguma região próxima ao anel de fogo, que compreende boa parte do planeta.
É importante destacar que essa informação não é e nem pretende ser uma previsão de terremoto, mas uma avaliação baseada em dados observados desde 1900 e que constata a ausência de qualquer tremor significativo em um período de quatorze meses e que estatisticamente deveremos ter ao menos um evento até o final do ano, como observado nos últimos 116 anos.

Fonte: http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?titulo=Teremos_um_forte_terremoto_ate_o_final_do_ano_&posic=dat_20161125-110751.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...