quinta-feira, 9 de junho de 2016

Saturno o Senhor dos Anéis, entra em oposição !

Saturno e tempestades de auroras
Observar o planeta Saturno é uma das mais interessantes atividades de quem aprecia o firmamento noturno. Com seu magnífico conjunto de anéis, o planeta é simplesmente encantador. Aproveite, porque Saturno e seus anéis estão no céu!
Depois da Terra, Saturno é provavelmente o planeta mais famoso do Sistema Solar. Se não acredita, peça a qualquer criança para desenhar um planeta. Com quase certeza ela desenhará Saturno, repleto de anéis!
Atualmente, o gigante gasoso está a 1.34 bilhões de quilômetros da Terra e a caminho da oposição, que ocorrerá neste final de semana, a partir de 3 de junho. Isso significa que visto da Terra, Saturno ficará exatamente do lado oposto ao do Sol, 100% iluminado. Além disso, os famosos anéis estarão bem abertos quando vistos da Terra, o que abrilhantará ainda mais sua observação e estudo.

Os Anéis Sumiram!

Saturno completa uma volta ao redor do Sol a cada 30 anos e de tempos em tempos aponta a borda dos seus anéis para a Terra.
Isso acontece sempre a cada 14 e 15 anos e em setembro de 2009 o ângulo de visão era tão pequeno que a perspectiva transformou o disco anelar em uma simples linha escura cruzando a face do planeta. Naquela ocasião, vistos da Terra os anéis de Saturno simplesmente sumiram!

Os Anéis Voltaram!

Com o passar dos dias e dos anos, o ângulo de visão foi novamente aumentado e permitiu que os anéis se tornassem visíveis novamente.
Até 2017 os anéis de Saturno ficarão bem visíveis, mas aos poucos eles se inclinarão novamente até que em 2025 estarão outra vez escondidos do observador terrestre.
Anesi de Saturno fechando e abrindo
Vendo Saturno

Atualmente, o Senhor dos Anéis pode ser encontrado no quadrante leste, logo após o pôr do Sol, a partir das 18 horas, lembrando que o leste é o quadrante onde o Sol nasce.
Saturno está bastante brilhante, com magnitude de 0,4. No dia da oposição, 3 de junho, o diâmetro aparente de seu disco planetário será de 18.4 segundos de arco, mas se levarmos em consideração o seu conjunto de anéis, o tamanho angular sobe para 42.9 segundos. Visualmente, isso significa que em uma área do tamanho da Lua cheia caberiam 41 saturnos enfileirados.
No mesmo quadrante, acima dele, temos Marte. A estrela Antares completa o conjunto, na posição 14 horas de Saturno.

Vendo os Anéis de Saturno

Para ver os anéis de Saturno será necessário o uso de uma pequena luneta ou telescópio. Se você ainda não tem um, a hora de adquirir um instrumento astronômico é agora. O planeta ficará disponível por alguns meses e nada melhor que reunir os amigos e familiares para diversas sessões de observação planetária. Fica a dica.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Olhe_para_o_ceu_Saturno_o_Senhor_dos_Aneis_entra_em_oposicao!&posic=dat_20160602-074747.inc



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...