terça-feira, 29 de março de 2016

Asteroide de grandes dimensões atingiu o planeta júpiter !

Impacto em Jupiter
Um forte impacto, similar ao choque de um cometa, foi observado recentemente por astrônomos amadores e até agora ninguém sabe exatamente o que aconteceu. O choque foi registrado em vídeo e mostra um enorme clarão na atmosfera jupteriana.

O impacto ocorreu às 00:18 UTC do dia 17 de março de 2016 (21h18 BRT) e foi registrado pelo astrônomo amador Gerrit Kernbauer, de Mödling, na Áustria, mas só foi comunicado ontem, dia 27, após uma análise das imagens registradas. 
Após a notícia, diversos astrofotógrafos passaram a procurar em imagens de arquivos pelo suposto impacto, também confirmado pelo astrônomo amador John McKeon, que fez um vídeo do choque.

A cena mostra quando uma gigantesca bola de fogo explode no limbo jupteriano, provavelmente devido à penetração de um objeto na alta atmosfera gasosa do planeta. O evento lembra o impacto do cometa Shoemaker-Levy 9, que em 1994 atingiu Júpiter após ter se fragmentado.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Video_asteroide_de_grandes_dimensoes_atinge_o_planeta_jupiter&posic=dat_20160328-194034.inc

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...