terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Gelo e neve da Groenlândia derretendo mais aceleradamente do que se esperava !

A forma como a capa de gelo e neve da Gronelândia se vê afetada pelo aumento das temperaturas globais poderia ser mais grave do que os cientistas imaginavam.
O derretimento da Groenlândia e a consequente subida do nível do mar poderiam ser acelerados drasticamente devido às recentes mudanças da neve e cobertura gelo na ilha, o que afetou sua capacidade de armazenar o excesso de água derretida, informa um estudo publicado pela revista “Nature Climate Change” em seu site.
Os pesquisadores, que viajaram à Gronelândia para analisar os efeitos do aquecimento global, temem que a capacidade do firn para limitar a perda de massa da manta de gelo poderia ser menor do que a esperada.
O firn é a capa de neve parcialmente compactada na superfície groelandesa, que age como uma esponja, filtrando desde a superfície a água do degelo e a armazenando em baixo até voltar-se a congelar.
Durante as últimas expedições à Groenlândia e de análise do subsolo de gelo, entre 2009 e 2015, observou-se que a recente formação de espessas camadas de gelo na superfície, que atua como uma tampa, está a dificultar a água líquida para infiltrar-se através firn, forçando-a a ficar na superfície e gerar novos e pesados ​​gelo.
Este fenômeno não tinha sido observado anteriormente na Groenlândia, que foi localizado ao longo de dezenas de quilômetros, apesar de toda sua extensão ser desconhecida.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/gelo-e-neve-da-groenlandia-derrete-mais-rapido-que-o-esperado.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...