quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ásia sob onda de frio - Vortex Polar varre toda a Ásia oriental !

Pelo menos 57 pessoas morreram, a maioria hipotermia e doenças cardiovasculares, em Taiwan na sequência de uma queda brusca de temperatura no fim de semana Getty Images
 
Mais de 60 pessoas morreram em uma banda de frio extremo espalhados por Ásia oriental, encalhe dezenas de milhares de turistas e trazendo algumas regiões as suas temperaturas mais baixas durante meio século.
Enquanto muita atenção internacional tem-se centrado sobre as fortes quedas de neve nos EUA a  leste, outra onda de frio se abateu sobre as Coréias, China, Hong Kong e Japão.
As temperaturas caíram em toda a Ásia no domingo devido a uma depressão profunda  trazendo para baixo o tempo frio do norte. Grandes cidades chinesas como Xangai e Pequim bateu -4 / -5, enquanto -18 foi registrado em Seul, na Coréia do Sul.
Taiwan viu alguns dos piores impactos, no entanto, porque a sua geografia subtropical significa a maioria das casas estão sem aquecimento central.
Autoridades da cidade em Taipei, disse na segunda-feira que as temperaturas tinha atingido uma baixa de 4C 16 anos, bem abaixo da média de cerca de 16C. O frio tinha causado problemas no coração, falta de ar, acidentes vasculares cerebrais e hipotermia e foi responsável pela morte de pelo menos 57 pessoas na área da mais ampla da cidade.
Até 3,5 polegadas de neve cobriu o pico mais alto da ilha, Jade Mountain. Autoridades alertaram as pessoas a manter-se fora do frio depois de um homem de 56 anos de idade, foi encontrado morto na rua.
Em Hong Kong, uma baixa de 3C foi registrado - a mais baixa temperatura lá em quase 60 anos. Notícias sobre "vórtice polar" da Ásia viu centenas visitar montanhas ao redor da cidade esperando a neve.
De acordo com o South China Morning Post, as montanhas acabaram cobertas de neve, mas não com os caminhantes despreparados. A polícia teria tido para bloquear estradas até as colinas porque muitas pessoas se recusaram a dar ouvidos às advertências, e alguns tiveram de ser resgatados por bombeiros.
"Viemos aqui para ver a neve", disse um jovem na notícia NOW TV. "Estamos um pouco desapontados e congelando."
Uma sexta  uma pessoa foi relatada  ter morrido na segunda-feira depois de fortes nevascas deixou cinco pessoas mortas no fim de semana em ocidental e central do Japão, incluindo uma mulher que caiu de um telhado ao remover a neve.
Kyodo News serviço e outros informou a mídia local uma mulher de 88 anos de idade da  prefeitura  de  Tottori  no Japão ocidental  morreu depois de um deslizamento de terra atingiu sua casa antes do amanhecer.
O serviço de trem bala foi adiada, enquanto houve cancelamentos de vôos em todo o país.
Na Coréia do Sul, mais de 500 vôos foram cancelados para a ilha de férias de renome internacional de Jeju, conhecida por seu clima ameno o ano todo e praias.
O mercúrio batia em  -6C no domingo, enquanto a neve pesada fecha o aeroporto inteiramente. Estima-se que 60.000 turistas ficaram presos lá no total, informou a BBC, embora as autoridades disseram esperar que a pista seria liberado para uso na segunda-feira à noite.
A maioria das partes da China continental experimentou seu tempo mais frio em décadas no fim de semana. A sul da cidade de Guangzhou, que tem um clima subtropical úmido, viu neve pela primeira vez desde 1967 no domingo, serviço meteorológico da cidade disse.
O frio levou a pelo menos quatro mortes - produtores de morangos que morreram de envenenamento por monóxido de carbono quando eles transformou-se o aquecimento em uma estufa de plástico, a Agência de Notícias Xinhua informou.
O Serviço Meteorológico Nacional prevê que as temperaturas no sul da China cairão outros 3-8 graus Celsius na segunda-feira.
 
Fonte: http://www.independent.co.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...