sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Aproximação visivel entre Saturno e Vénus !

Conjuncao entre Venus e Saturno
Aproximação entre Vênus e Saturno registrada a partir de Vila Mariana, São Paulo, em 8 de janeiro de 2016. No momento da foto, os planetas estavam separados por apenas 30 arcominutos. 

Quem pula da cama cedinho já reparou nos dois pontinhos luminosos que se destacam no céu matinal. Cada dia eles parecem mais próximos entre si, mas na manhã de sábado estarão quase colados. Só não vê quem não quer!
Nos últimos dias, a presença matinal de dois pontos luminosos no quadrante leste está chamando bastante a atenção. Além disso, com um pouco de observação deu pra reparar que dia após dia eles estão visualmente mais perto um do outro. E é isso mesmo.
Os dois pontinhos brilhante não são estrelas, mas os planetas Vênus e Saturno que estão quase em conjunção, um termo astronômico que significa que dois ou mais objetos celestes estão visualmente muito próximos entre si.
O ápice da conjunção Vênus-Satuno vai acontecer na manhã deste sábado, quando os dois planetas estarão separados por uma distância angular de aproximadamente 0.1 grau, ou 6 arcominutos. Para ter uma ideia de quanto essa separação é pequena, basta lembrar que o disco lunar tem cerca de 30 arcominutos. Em outras palavras, os astros estarão praticamente colados no céu!
Naturalmente, essa aparente aproximação não é real. Saturno, o Senhor dos Anéis, está neste momento a 1.6 bilhão de quilômetros da Terra, enquanto o brilhante Vênus está dez vezes mais perto, a "apenas" 167 milhões de quilômetros. 
Esquema orbital Conjuncao entre Venus e Saturno de janeiro de 2016
Configuração orbital da conjunção entre Vênus e Saturno de janeiro de 2016

O que os faz os planetas parecerem próximos um do outro é o ponto de vista do observador na Terra, como pode ser visto no gráfico acima. Vistos de um plano externo, os planetas estão em posições bem distantes e diferentes dentro de suas orbitas, mas quando vistos por um observador na Terra parecem ocupar a mesma posição no espaço.
O ápice da conjunção desse sábado será por volta das 04h00 pelo horário de Verão e poderá ser vista até o momento do nascer do Sol. No domingo o evento ainda poderá ser contemplado, mas os planetas estarão um pouco mais separados. Além de Vênus e Saturno, a brilhante estrela Aldebarã estará nas proximidades.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Acorde_cedo_e_olhe_para_o_ceu._O_espetaculo_ja_comecou!&posic=dat_20160108-095157.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...