quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Tudo pronto para lançamento do cargueiro espacial Cygnus !

Cargueiro Espacial Cygnus
Se tudo correr bem, a NASA lançará na noite desta quinta-feira o cargueiro espacial Cygnus, que se acoplará à Estação Espacial Internacional. Em 2014, uma tentativa de lançamento resultou na explosão do foguete Antares, ainda na base de lançamentos.
O lançamento será feito a partir de Cabo Canaveral, na Flórida e está marcado para as 20h55 pelo horário de Brasília. O evento será retransmitido ao vivo pelo Apolo11 a partir das 19h55 e poderá ser visto nesta página.
O cargueiro Cygnus será colocado em orbita por meio de um poderoso Atlas V e tem como principal objetivo entregar 3500 quilos de suprimentos e equipamentos científicos que serão usados durante as expedições 45 e 46 da Estação Espacial Internacional, ISS.
A nave-cargueiro foi fabricada pela empresa privada Orbital ATK e será a primeira missão Cygnus que utilizará um foguete do tipo Atlas V para entrar em orbita. Em 2014, uma tentativa de lançamento resultou na explosão do foguete Antares, quando o artefato ainda estava na base de lançamentos.

O lançamento

O primeiro estágio do Atlas V será acionado 20h55 pelo horário de Brasília, quando o poderoso motor RD-180 queimará por 255 segundos (04m15s).
Seis segundos depois ocorrerá a separação entre o primeiro e o segundo estágio, um foguete do tipo Centauro, alimentado por um propulsor do tipo RL 10C. Dez segundos após a separação o Centauro será acionado e queimará por 825 segundos (13m45s), colocando o Cygnus rumo à ISS. 

Chegada à Estação

O cargueiro Cygnus deverá chegar à Estação Espacial no sábado, 6 de dezembro, quando os astronautas Kjell Lindgren e Scott Kelly - a bordo do complexo orbital - controlarão o braço robótico Canadarm para capturar e atracar o cargueiro ao módulo Unity.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=AO_VIVO_Tudo_pronto_para_lancamento_do_cargueiro_espacial_Cygnus&posic=dat_20151203-084315.inc

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...