segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chile - Vulcão Copahue regista mais de 100 tremores em um dia !

O serviço nacional de geologia e mineração (Sernageomin) do Chile informou neste domingo que o vulcão Copahue, situado na região sulina do Bío-Bío, apresentou 103 eventos sísmicos nas últimas horas.

O Observatório Vulcanológico dos Andes do Sul (Ovdas) do Sernageomin informou que entre 10h17 local (11h17, em Brasília) do sábado e 1h09 local (3h09, em Brasília) de hoje houve 103 eventos sísmicos do tipo vulcano-tectônico, associados à fratura de material rígido.

Os movimentos telúricos foram localizados a 12 quilômetros da cratera principal e a profundezas próximas aos seis quilômetros sob terra.

O maior tremor apresentou uma magnitude de 3,1 na escala Richter e ocorreu às 12h57 local (13h57, em Brasília) do sábado, informou o organismo.

Por causa destes antecedentes, Ovdas e Sernageomin mantêm o alerta técnico em Nível Amarelo e o Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) mantém o Alerta Amarelo para os municípios de Alto Biobío, Região do Bio-bío, que permanece vigente desde 3 de junho de 2013.

O maciço, localizado na fronteira com a Argentina, registrou sua última atividade no ano 2000, embora sua última grande erupção tenha ocorrido em 1992. 

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/terremotos/vulcao-copahue-chile-registra-mais-de-100-tremores-em-1-dia.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...