segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

As vantagens de ser mãe entre os 25 e os 35 anos !

Adiar o projeto de ser mãe para só depois da segunda metade da década dos 20 é uma opção que mais e mais mulheres seguem, em resultado de privilegiarem a educação, a entrada no mercado do trabalho ou a estabilidade emocional e financeira. Mas é sabido que esperar indefinidamente pode ter consequências a nível da fertilidade, cujos níveis decrescem significativamente a partir da segunda metade da década de 30. No entanto, parece haver – de acordo com investigadores norte-americanos – um intervalo ótimo para ter o primeiro filho: entre os 25 e os 35 anos. Isto porque não só as hipóteses de engravidar continuam altas como a saúde beneficia a longo prazo.
De facto, segundo os cientistas da Universidade Estadual do Ohio, as mulheres que esperam até depois dos 25 anos para se tornarem mães apresentam, tendencialmente, melhores níveis de saúde aos 40 anos do que aquelas que têm filhos na primeira metade da década de 20. “É preocupante que as mulheres que são mães mais cedo enfrentem mais problemas de saúde ao chegarem à meia-idade”, considera Kristi Williams, coautora do estudo, publicado no “Journal of Health and Social Behavior”.
Os investigadores, que seguiram cerca de 3300 mães de 1979 a 2008, avaliaram as idades aquando da primeira gravidez e o estado de saúde ao longo de três décadas e concluíram que não só as gestações precoces passam uma fatura indesejada muitos anos depois, como as mulheres casadas quando tiveram o primeiro filho parecem apresentar maior resistência a patologias e envelhecimento. Apesar de ainda faltarem estudos de base sociológica para aperfeiçoarem as conclusões, de acordo com os especialistas tal poderá dever-se ao apoio que estas mães recebem dos parceiros no decorrer dos primeiros anos das crianças, com a divisão de encargos financeiros e obrigações quotidianas.

Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/saude/saude/as-vantagens-de-ser-m%C3%A3e-entre-os-25-e-os-35-anos/ar-BBnAGY9?li=AAaYVP2

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...