quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Tempestade solar atinge a Suécia e fecha aeroportos do país

Tempestade Solar
A intensa tempestade geomagnética que atinge a Terra há mais de 48 horas fez com que diversos aeroportos da Suécia suspendessem as operações de decolagem. Neste momento a tormenta atinge o nível KP=5 e deve durar pelo menos mais 24 horas. 
De acordo com autoridades suecas, a tormenta está atingindo fortemente os países do extremo norte da Europa e interferindo de forma significativa nos radares de controle aéreo.
Por terem grande tráfego, os aeroportos de Landvetter, em Gotemburgo e Arlanda e Bromma, em Estocolmo, capital do país, são os mais afetados.
Segundo o porta-voz da Swedavia (organização que gerencia os voos na Suécia), Ulf Wallin, os aviões que estavam no ar precisaram aterrissar e os que estavam em solo estão impedidos de decolar.
Os problemas começaram às 15h00 do horário local desta quarta-feira, 11h30 pela hora de Brasília, quando os aeroportos fecharam. Apenas uma hora depois voltaram a operar com restrições. 
Graficos mostram a elevacao subita do indice KP entre os dias 3 e 4 de novembro de 2015
Um comunicado da Swedavia informou que o principal sintoma ocasionado pelo impacto das partículas solares foi com relação às telas de radar, que ficaram "cegas", impossibilitadas de registrar a posição das aeronaves.
A intensa tempestade geomagnética que castiga a Suécia ocorre devido ao intenso bombardeamento pelo vento solar, que na manhã desta quarta-feira chegou a atingir 700 km/s. Somado a isso, foi observado uma série de três ondas de choques geradas pelo vento solar, o que criou uma espécie de transiente que alterou bruscamente a pressão do impacto das partículas na alta atmosfera, com o choque mais intenso sobre a Suécia.
Como resultado global, o índice KP que mede a instabilidade na ionosfera do planeta chegou a atingir o nível KP-5, que perdura por mais de 48 horas e deve permanecer elevado por pelo menos mais 24 horas.
Em 2003, uma tempestade similar causou um forte blecaute que atingiu milhares de residências no sul da Suécia.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Urgente_Tempestade_solar_atinge_a_Suecia_fecha_aeroportos_do_pais&posic=dat_20151104-152617.inc


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...