quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Registado primeiro caso de cancro de tênia transmitido para ser humano

Cientistas ficaram surpresos ao descobrir que as células cancerígenas de uma tênia foram transmitidas para um ser humano, cujo intestino delgado foi infectado pelo parasita - um caso inédito e julgado muito raro.
"Ficamos surpresos quando descobrimos este novo tipo de doença: uma tênia que crescia dentro de uma pessoa teve câncer e esse câncer contagiou a pessoa, que desenvolveu tumores", disse o pesquisador Atis Muehlenbachs, um dos autores do estudo publicado nesta quarta-feira pelo jornal especializado New England Journal of Medicine (NEJM).
"Acreditamos que este tipo de fenômeno é raro", agregou o patologista do centro norte-americano para controle e prevenção de doenças(CDC).
O pesquisador estima que podem haver mais casos, principalmente nas pessoas infectadas pelo vírus HIV, cujo sistema imunológico está fragilizado.
A tênia é o parasita mais frequente nos seres humanos. É detectado em cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento e especialmente entre as crianças. Geralmente não apresenta sintomas.
A vítima deste raro caso de transmissão de câncer é um colombiano de 41 anos portador do vírus HIV. Morreu com tumores no pulmão e nos gânglios linfáticos pouco após ser diagnosticado, em 2013.
Mediante a análise de tecidos tumorais, os pesquisadores diagnosticaram as lesões incomuns para um câncer humano. Os testes iniciais mostravam que não se tratavam de células cancerígenas humanas, pois tinham um tamanho dez vezes menor.
Após uma série de análises, os pesquisadores descobriram que o DNA das células apareciam numa tênia anã. 

Fonte:http://www.ultimosacontecimentos.com.br/pestes/registrado-1ordm-caso-de-cancer-de-tenia-transmitido-para-humano.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...