segunda-feira, 25 de maio de 2015

Estudo conclui que Polvos podem «ver com a pele

Polvos podem «ver com a pele», conclui estudoO sofisticado sistema de segurança dos polvos ganhou mais um elemento conhecido após a publicação de uma pesquisa no Journal of Experimental Biology, no dia 15 de Maio. Mestres do disfarce, os polvos conseguem mudar a cor, padrão e textura das suas peles para se camuflar com o meio.

Até então, acreditava-se que os polvos captassem informações do meio ambiente pelos olhos, como luz e cor, e enviassem sinais para as células da pele, chamadas de cromatóforos. Após uma biópsia nas células da pele dos polvos, ficou claro que podem agir mesmo sem sinais enviados pelos olhos do animal e, consequentemente se camuflar com o meio ambiente sem precisar que o olho detecte a cor e luz.

Os cientistas Desmond Ramirez e Todd Oakley da Universidade da Califórnia, nos EUA, e os investigadores Alexandra Kingston e Thomas Cronin, da Universidade de Maryland, também nos EUA realizaram pesquisas distintas, mas que se complementaram para a publicação do artigo.

Além disso, os cientistas descobriram que proteínas análogas às chamadas opsinas, que são encontradas nos olhos e responsáveis pela captura da luz, também são produzidas na pele dos polvos. A partir da biópsia da pele dos polvos, os cientistas ficaram impressionados com a expansão dos cromatóforos, responsáveis pela mudança de cor da pele, ao serem expostos à luz.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=774469

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...