quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cientistas chilenos estudam superbactérias antárticas para novos antibióticos

Cientistas chilenos estudam superbactérias antárticas para novos antibióticosCientistas chilenos estão a estudar superbactérias extraídas da Antártica que, pela sua resistência a condições extremas, seriam uma chave para travar a crescente resistência aos antibióticos, segundo uma pesquisa apresentada na quarta-feira em Santiago. 


Após analisar 80 amostras de solo antártico, extraídas em duas viagens, em 2014 e 2015, foram identificadas mais de 200 bactérias de espécies como Pseudomonas e Staphylococcus, que têm «um amplo potencial de aplicação em medicina», explicou Maria Soledad Pavlov, doutorado em biotecnologia da Universidade Católica de Valparaíso e integrante da equipa de pesquisas.  

 

Os organismos microbianos que «geram estratégias para competir e sobreviver» ao clima extremo do continente branco seriam a chave para a criação de «antibióticos que tenham capacidades antimicrobianas diferentes das atuais», o que permitiria quebrar a atual resistência de algumas bactérias. 

 

 «Estamos a tentar gerar um produto biotecnológico interessante a partir destas bactérias antárticas, que possam suprir esta falta severa de antibióticos», disse Pavlov. 

 

Segundo o estudo, o uso excessivo de antibióticos provocou o aparecimento de bactérias multi-resistentes, muito difíceis de controlar com os atuais medicamentos ou antibióticos convencionais. 

 

A pesquisa chilena, desenvolvida com o apoio do Instituto Antártico Chileno (INACH), recolheu amostras no arquipélago das Shetland do Sul e em setores continentais da Antártica, próximos às bases chilenas. 

 

Na etapa inicial da pesquisa, Pavlov advertiu que seriam necessários 10 a 15 anos mais de estudos para poder usar o composto antimicrobiano gerado em medicina humana, enquanto que, para utilizá-lo em agricultura, o tempo diminui e seriam suficientes mais cinco anos de laboratório. 

 

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=773883

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...