quinta-feira, 23 de abril de 2015

"Não é preciso fazer exercício para perder peso"

A causa da obesidade pode estar mais relacionada com a dieta alimentar do que com a falta de actividade física. Num artigo publicado no The British Journal of Sports Medicine, um grupo de investigadores revela que não há ligação nenhuma entre a quantidade de exercício físico e a epidemia da obesidade. Ou seja, a actividade física não tem impacto na perda de peso.

"As pessoas são inundadas com mensagens inúteis sobre manter-se o peso saudável através da contagem de calorias e muitos ainda acreditam de forma errada que a obesidade está inteiramente relacionada com a falta de exercício", diz o cardiologista Aseem Malhotra que também fez parte da equipa de investigadores. "Temos de acabar com este mito da actividade física e obesidade. Não se pode correr com uma má dieta", disse.

Aseem Malhotra denuncia as marcas e as celebridades que promovem bebibas com açúcar ou comida fast food, quando os governos vão no sentido de um aumento das taxas para a compra dessas bebidas e tipos de alimentos. "Não é preciso fazer exercício para perder peso, só precisam de comer menos", disse o cardiologista e autor Aseem Malhotra em entrevista à BBC.

Em defesa de uma combinação das duas práticas já se pronunciou o professor Mark Baker do National Institute of Health and Care Excellence, em Inglaterra, sublinhando que é necessário encontrar um equilibro e que não é verdade dizer que o exercício não traz efeitos.

Em Portugal, 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos tem excesso de peso, segundo o estudo 2013-2014 da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil.

Fonte: http://www.sabado.pt/vida/detalhe/nao_e_preciso_fazer_exercicio_para_perder_peso.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...