sábado, 25 de abril de 2015

'Big One' da Califórnia poderá desencadear super ciclo de terramotos devastadores

Image from usgs.gov

Um grande terramoto - o Big One,está previsto estatisticamente quase certo na Califórnia, nas próximas décadas, e há ainda pior notícia abaixo do solo: é provável que seja seguido por uma série de tremores de porte semelhante, de acordo com um conceituado sismólogo.

O actual período sísmico relativamente calmo em que "muito menos" a energia está sendo libertada em terramotos do que está sendo armazenado a partir de movimentos das placas tectônicas "não pode durar para sempre", disse o professor da Universidade de Ciências da Terra Southern California James Dolan ao entregar um novo papel durante o Sismológico Society of America conferência em Pasadena.

"Em algum momento, teremos de começar a divulgar toda essa energia reprimida armazenado nas rochas em uma série de grandes terremotos".

O terramoto pode desencadear um "ciclo super," que significa "uma enxurrada de outros grandes, como tensões relacionadas com o terramoto inicial da falha de San Andreas são redistribuídos em outras falhas em todo o sul da Califórnia", disse ele.

Link permanente da imagem incorporada

Enquanto não seria um bombardeamento literal da destruição, os terramotos poderiam vir apenas a décadas de distância, como, por exemplo, o grande terramoto de 7,5, em 1812, na falha de San Andreas, seguido por uma média de 7,7 em 1857.

Aliás, esse foi o último grande terramoto nesse sistema, um dos factores que levaram a Pesquisa Geológica dos EUA a concluir no mês passado que há uma probabilidade de 7 por cento de um terramoto de magnitude 8,0 ou superior na escala de Richter de ocorrer na Califórnia na próximos 30 anos.

Os cientistas que elaboraram o relatório de Março, dizem que as linhas de falha na Califórnia,o lar de quase 40 milhões de pessoas,estão muito mais interligadas do que se pensava e, similarmente, afirmou que "as forças tectônicas estão apertando continuamente as molas do sistema de falha de San Andreas, tornando o grande tremor inevitável. "

Dolan fez sua descoberta ao estudar a linha de falha Garlock - a segunda maior do estado. Ele disse que a Garlock foi "desligada" por 3500 anos antes da criação de quatro grandes terramotos de 250 dC a 1550. Durante esse período, as linhas de falhas moviam-se quatro vezes mais rápido,do que durante a pausa.

"Nós não estamos focados especialmente na ameaça sísmica colocada pela Garlock", disse Dolan.

"Este estudo centra-se no significado científico mais profundo, a importância mais geral de como falhas nteraragem um com o outro ao longo do tempo e da distância de escalas longas, e, fundamentalmente, ajudando-nos a compreender como falhas armazenam e libertam energia", acrescentou. "Essas são questões de importância absolutamente fundamental para a nossa compreensão de ameaças sísmicas de todas as falhas."

O recente terremoto mais destrutivo na Califórnia foi o de Northridge, em 1994, o que causou mais de 50 mortes e US $ 20 bilhões em danos, apesar de sua magnitude modesta de 6,7.

Fonte: http://rt.com/usa/252549-california-big-one-earthquake-cycle/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...