sábado, 28 de março de 2015

Rússia e EUA pretendem criar nova estação espacial

Roscosmos e a Nasa vão construir nova estação orbital.

Estação Espacial Internacional (ISS) funcionará até 2024.


Rússia e Estados Unidos estão planejando criar de forma conjunta uma nova estação espacial a partir de 2024, disse neste sábado (28) o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Igor Komarov.

"A Roscosmos e a Nasa trabalharão juntas no programa da futura estação orbital, um projeto aberto para todos os países que desejem unir-se", disse Komarov em entrevista coletiva na base de Baikonur.

Imagem da Nasa de 2011 mostra a Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/Nasa)
Imagem da Nasa de 2011 mostra a Estação Espacial Internacional. (Foto: Divulgação / Nasa)

Komarov acrescentou que ambas agências espaciais também decidiram prolongar até 2024 o prazo de serviço da Estação Espacial Internacional (ISS). "Decidimos isso com o administrador da Nasa, Charles Bolden", afirmou Komarov, segundo a agência "Itar-Tass", momentos depois que a nave Soyuz TMA-16M se acoplou nesta madrugada com sucesso à ISS com três astronautas a bordo, dois russos e um americano.

"A Roscosmos e a Nasa cumprirão com o programa de construção de uma estação orbital de futuro. Vamos elaborar os detalhes. Vai ser um projeto aberto, não se limita só aos participantes atuais, mas aberto a outros países que estejam dispostos a unir-se a ele", afirmou Komarov, citado pela portal russo "Sputniknews".

Além disso, Rússia e EUA decidiram unificar as 'normas técnicas' dos sistemas de acoplamento de suas naves espaciais, acrescentou Komarov.

Na mesma entrevista coletiva, o administrador da Nasa, Charles Bolden, lembrou aos jornalistas que a Rússia e os EUA têm ainda a intenção de criar uma roteiro para os programas de voo a Marte.

A Roscosmos e a Nasa estão trabalhando entre si e com outros parceiros em um roteiro mundial da exploração espacial, revelou Bolden. "Nosso âmbito da cooperação será Marte. Estamos discutindo a melhor maneira de utilizar os recursos, o financiamento, estamos estabelecendo prazos e distribuição de esforços a fim de evitar a duplicação", detalhou.

A atual Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de US$ 100 bilhões, orbita a uma distância de entre 335 e 460 km da Terra, e pesa mais de 450 toneladas. A plataforma espacial se desloca a cerca de 27.000 km/h, teve residentes de forma contínua desde 2000 e dela participam 16 nações.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/russia-e-eua-pretendem-criar-nova-estacao-espacial.html



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...