quinta-feira, 19 de março de 2015

Reino Unido vai criar maior reserva natural marinha do mundo

Área de 834 mil km² abriga 1.200 espécies de mamíferos, aves e peixes


O governo britânico anunciou a criação de uma reserva natural marinha na Polinésia que, com seus 834.000 km², superfície quase igual à da Venezuela, será a maior do mundo.

A reserva estará em torno das ilhas britânicas de Pitcairn, no oceano Pacífico, em uma zona que abriga mais de 1.200 espécies de mamíferos marinhos, aves marinhas e peixes.

A decisão está incluída nas metas de 2015-2016, apresentadas no Parlamento pelo ministro das Finanças, George Osborne. A área protegerá uma das águas mais claras e cheias de corais do mundo.

Será a maior reserva contínua e totalmente protegida do mundo, e superará em espaço a segunda, também britânica, em torno das ilhas Chagos do oceano Índico, que tem cerca de 640.000 km².

Campanha com celebridades

Os ecologistas comemoraram a notícia, entre eles a atriz britânica Helena Bonham-Carter, que recentemente fez uma campanha em favor da proteção do mar posando nua com um atum.

"As águas em torno de Pitcairn estão cheias de tartarugas, baleias, tubarões e atuns, como o que eu abracei" nas fotos, disse a atriz.

"Graças a esta decisão do governo, estas espécies ameaçadas podem se regenerar e não teremos que explicar aos nossos netos o que era um atum", prosseguiu. "Não sabia que tirar a roupa poderia ser tão eficaz, terei que fazer isso mais vezes", brincou a atriz.

As autoridades locais das ilhas, que propuseram a criação da reserva junto às organizações Pew e National Geographic, comemoraram a decisão. "Os moradores de Pitcairn estão muito contentes com a designação da maior reserva marinha do mundo em nossas águas amplas e puras", afirmou o conselho em comunicado.

"Nossa expedição científica à zona", explicou Enric Sala, explorador da National Geographic, "revelou a existência de novas espécies, assim como uma abundância de grandes predadores como tubarões".

"Foi como viajar para um novo mundo cheio de tesouros escondidos e desconhecidos, um mundo que agora estará protegido para as próximas gerações", acrescentou.

O arquipélago de Pitcairn é composto por quatro ilhas. A maior delas - de mesmo nome - é habitada por 60 pessoas. A maioria descende dos marinheiros do "Bounty", barco da Marinha britânica, cuja tripulação se revoltou no século XVIII e ficou no local - uma história levada ao cinema em 1962, protagonizada por Marlon Brando.

Fonte: http://www.midiamax.com.br/mundo/252822-reino-unido-vai-criar-maior-reserva-natural-marinha-mundo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...