sexta-feira, 20 de março de 2015

Estes exterminadores do futuro poderão um dia navegar dentro do seu corpo


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, encontrou uma maneira de imitar o deslocamento do robô que muda de forma dos filmes “Exterminador do Futuro”.

Como parte de um esforço para entender melhor as propriedades dos metais líquidos, os cientistas estavam trabalhando com gálio e descobriram que, se adicionassem um pouco de índio e de estanho à mistura, a gota resultante, com um pouco de alumínio servindo como combustível, era capaz de impelir-se em um recipiente de hidróxido de sódio (água salgada).

Por aproximadamente uma hora, a gota conseguiu mover-se sozinha. Em testes subsequentes, os pesquisadores moldaram o recipiente com canais, e a gota conseguiu seguir um caminho pré-determinado. Além disso, eles notaram que, se a gota encontrava uma parte do canal que era mais estreita do que ela, podia se adaptar e conseguia passar.

                                          

O que está acontecendo?

Surpresos com o comportamento da gota, os pesquisadores fizeram uma análise mais aprofundada que revelou que, quando a gota foi colocada na solução, um desequilíbrio de carga ocorreu entre a parte da frente e a de trás, causando uma diferença de pressão. 

Eles também descobriram que, à medida que o alumínio reagia com a água salgada, pequenas bolhas eram formadas, as quais, junto com a pressão, também serviram para empurrar a gota para a frente (enquanto o alumínio estivesse na extremidade traseira da mistura).

Curiosamente, os cientistas chineses também notaram que, se a gota era forçada a manter-se parada na solução, fazia com que o líquido se movesse em seu entorno, em essência servindo como uma bomba.

Aplicações

A equipe já havia feito trabalhos anteriores, bem como consultado outras pesquisas, que mostravam que, em alguns metais líquidos, uma carga elétrica pode causar tanto uma expansão quanto uma mudança de forma em uma gota de metal líquido. 

Os pesquisadores observaram que, se as duas técnicas fossem utilizadas juntas, o resultado poderia ser gotas que não só se movem sozinhas através de líquidos, mas mudam de forma de acordo com necessidades pré-determinadas. 

Essa descoberta pode pavimentar o caminho para gotas que entregam materiais através de tubos ou mesmo vasos sanguíneos. Uma das aplicações médicas mais interessantes é levar drogas diretamente aos locais onde elas são necessárias dentro do corpo de um paciente.
Fonte: http://hypescience.com/estes-exterminadores-futuro-poderao-um-dia-navegar-dentro-seu-corpo/
       


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...